Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


TJBA – 410 anos fazendo história

Em março de 2019, atendendo ao pedido da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o Instituto Justiça & Cidadania editou e publicou o livro “TJBA – 410 anos fazendo história”, além de exposição homônima em homenagem ao aniversário da mais antiga Corte do Brasil e das Américas.
Dando continuidade à parceria iniciada dez anos antes entre o TJBA e o Instituto, por ocasião do quarto centenário da Corte, o projeto resgata a história da Justiça no Brasil, com ênfase no Estado da Bahia e na primeira capital do País, Salvador. Para ilustrar, conta casos curiosos e/ou que marcaram a Justiça baiana, bem como detalhes sobre a estrutura física do Tribunal e suas diferentes sedes.
Em sua segunda parte, a exposição e a publicação mostram a evolução da esfera administrativa do Tribunal, que ao longo dos anos agregou recursos tecnológicos – dentre os quais se destaca o Processo Judicial Eletrônico e uma série de projetos integrados pela tecnologia da informação – e novos modelos de gestão, com a adoção do planejamento estratégico de longo prazo para tornar a aplicação da Justiça mais célere e eficiente. Destaque para apresentação de práticas inovadoras e pioneiras do TJBA em busca da promoção da cidadania e da inclusão social, por meio de ações que contribuem para a conscientização sobre direitos, deveres e valores do cidadão.
Fonte de consulta para magistrados e pesquisadores, a exposição e o livro trazem ainda dados relativos à aplicação da Justiça pelo TJBA nas últimas décadas, incluindo várias ações voltadas à pacificação social, à proteção das crianças e dos adolescentes, das mulheres, dos grupos vulneráveis, do combate à discriminação racial e à intolerância religiosa.

GALERIA DE IMAGENS