Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


O direito na era digital

Realizado em Londres (Inglaterra), de 2 a 6 de setembro, o seminário “Novas Tendências do Direito Comum – Inteligência Artificial, Análise Econômica do Direito e Processo Civil” foi organizado pelo Instituto de Estudos Jurídicos Avançados da Universidade de Londres (IALS na sigla em inglês) e pelo Instituto Justiça e Cidadania (IJC), em associação com a Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Entre os palestrantes brasileiros estavam os ministros do STF José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux, os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Luís Felipe Salomão, o desembargador André Fontes (TRF-2), além de promotores, juízes, advogados, professores e doutorandos da UERJ e de outras faculdades. Também se apresentaram especialistas de diversos países, das universidades inglesas de Londres, Surrey, Cambridge, Oxford e Liverpool e de outros países da União Europeia.

Entre os tópicos abordados, a Inteligência Artificial (IA), observada do ponto de vista das profissões jurídicas e das cortes. No enfoque econômico, destaque para temas como denúncia e DPA (Acordo de Processo Diferido) e seus impactos no custo do crime; precedentes à luz do Direito e Economia; soluções alternativas ao litígio; tributação e economia digital; entre outros temas.